Publicado por: Marta Vuelma | 16/11/2011

3 ferramentas que (realmente) melhoram a produtividade! (E não custam nada!)


Pois bem, em meio à imensidão de ferramentas que se propõem a melhorar a produtividade, eu gostaria de ressaltar 3 que realmente fazem diferença no meu dia-a-dia. Antes mesmo de continuar lendo, quero que você considere o seguinte:

– eu trabalho com TI e, apesar de usar notebook, nem sempre o tenho à disposição em todos os momentos. Por isso as ferramentas ideais para mim são aquelas que eu possa acessar de qualquer equipamento que eu tiver disponível em qualquer tipo de conexão;

– eu utilizo Ubuntu como sistema operacional. Porém, pelos mesmos motivos que citei acima, preciso de ferramentas que estejam disponíveis em qualquer sistema operacional.

Agora que já me expliquei um pouquinho, seguem minhas recomendações:

Evernote (ou Nixnote no Linux): Até quando você vai ser escravo dos bloquinhos de anotação, pedaços de papel, Bloco de Notas ou coisa que o valha? O Evernote é um aplicativo que permite salvar e gerenciar notas de texto, imagem, anexos, organizá-las por assunto, pesquisar, etc.etc.etc. Está no seu desktop? Use o cliente do Evernote para Windows ou Linux. Fora do trabalho? Acesse via Web de qualquer lugar, com qualquer navegador. Android? Blackberry? iPhone ou iPAD? MacOS? Pode usar também. Aproveite para instalar os plugins para navegador que permite salvar páginas, capturas de tela ou qualquer coisa que precisar diretamente da Internet para a base do Evernote. Realmente uma ferramenta muito útil. Veja mais aqui.

–  Read It Later: Este plugin do Firefox é excepcional para quem (assim como eu) faz muitas pesquisas na Internet e precisa organizar estas páginas para leitura posterior. O recurso de Favoritos é útil até certo ponto pois se tudo que pesquisamos for colocado nos Favoritos, logo, logo, vira uma desorganização onde é impossível achar qualquer coisa. E tem mais, quando utilizamos outro equipamento, cadê os Favoritos? Para resolver este problema, recomendo o Read It Later. Após criar um conta no site do desenvolvedor, é possível sincronizar a base de leitura em qualquer computador que possua o plugin instalado ou consultá-la via Web. Existem aplicativos para Android e outros dispositivos móveis. Descubra mais aqui.

– Firefox Sync: a Mozilla inovou mais uma vez ao introduzir o recurso de sincronização nas últimas versões do seu navegador. Com ele é possível sincronizar entre diversos dispositivos todas as informações do navegador como favoritos, cache de navegação, histórico, etc. É como se, mesmo ao mudar de equipamento, todas as informações do seu navegador estivessem lá. É necessário criar uma conta de sincronização e, em cada equipamento desejado, realizar uma só vez o procedimento de inclusão nesta conta de sincronização. Saiba mais sobre como utilizar o Firefox Sync aqui. Vale à pena testar esta excelente ferramenta.

Por hoje é isso. Escolha a ferramenta que mais pode te ajudar a organizar as informações relevantes do teu dia-a-dia e bom trabalho.

Um abraço.
Marta Vuelma


Responses

  1. legal o post. Já instalei o nixnote no ubuntu , só tenho que me acustumar usar, ver onde é a estrutura de backup e a compatibilidade de dados como evernote no windows. Em casa uso o thunderbird como a mesma base de dados para os 3 sistemas instalados no meu micro (ubuntu, win7 e winxp) . quero ver se consigo fazer o mesmo com o nixnote e sincronizar o backup no ubuntuone.


Deixe uma resposta

Categorias

