Publicado por: Marta Vuelma | 06/11/2011

O que faz do Ubuntu tão legal – Parte 2


Em complemento ao post anterior de mesmo nome, resolvi escrever sobre algumas coisas que tornam o Ubuntu uma ótima opção para diversos níveis de usuários.

– Uma instalação completa (de verdade): Ao instalar o Ubuntu ou executá-lo diretamente do CD, o usuário tem realmente tudo de que precisa para usar o computador. Isso inclui leitor de PDFs, editor de textos, planilha eletrônica, software de apresentação (todos estes inclusive abrem os formatos atuais de outros aplicativos como DOCX ou XLSX), navegador, aplicativos para mídias sociais como mensagens instantâneas, Twitter, e-mail, etc. Toda esta gama de software sem precisar fazer nada mais depois da instalação do sistema.

– Facilidade de instalação de aplicativos: No caso do usuário precisar de algum aplicativo que não exista na instalação padrão, basta acessar  a Central de Programas do Ubuntu e, com poucos cliques, instalar o programa desejado.

– Total integração de aplicações para tornar a vida do usuário mais fácil: A interface do Unity conseguiu realmente inovar no quesito integração. Um exemplo disso é o ícone do envelope no painel, que permite acesso à e-mails, chat (quantas contas simultâneas o usuário desejar), Twitter e UbuntuOne. O acesso ao dash (interface de pesquisa de arquivos e aplicativos) também deu uma nova cara ao uso do Desktop. Basta pressionar a tecla Sup (conhecida pela maioria como tecla Windows) e digitar o que deseja localizar. Fácil não?

Acesse pressionando a tecla SUP ou clicando no ícone do Ubuntu do lado esquerdo da tela

– Mais inovações em integração: As novidades não são só em relação à interface gráfica. O cliente do UbuntuOne (serviço que oferece armazenamento gratuito na nuvem) está melhorado e oferece opções também para Windows e Android. A Central de Programas do Ubuntu permite que diversos equipamentos sincronizem aplicativos entre si, permitindo a quem utiliza vários computadores ter uma experiência totalmente nova.

Estas são apenas algumas novidades que fazem do Ubuntu um sistema tão atraente e fácil de usar. Tem muito mais no Ubuntu. Colabore contando sua experiência.

Homenagem póstuma: Este artigo se inspirou no vídeo sobre Ubuntu postado pelo André Gondim: pessoa incrível, de extrema força e determinação, e que mostrou isso não só em sua luta pela vida como em seu trabalho no Ubuntu-BR. Ele nos deixou no dia 3/11.

Um abraço à todos.
Marta Vuelma


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: