Publicado por: Marta Vuelma | 22/07/2011

O que é networking profissional?


Todos nós sabemos a importância de ter boas relações profissionais, projetos bem sucedidos em nosso currículo e qualificação adequada à nossa atividade profissional. Mas de que forma isso pode nos ajudar no concorrido ambiente da Tecnologia da Informação? Para descobrir isso precisamos entender o que é e como fazer networking profissional.Muitas pessoas pensam que ter um grande número de amigos, colegas e conhecidos significa ter uma ótima rede de relacionamentos. Isso até pode ser verdade no âmbito pessoal. Mas profissionalmente, é necessário entender que ter uma boa rede significa conhecer pessoas e empresas que tenham motivos para nos contratar e, obviamente, saber como podemos ofertar nosso trabalho à eles.

Muitos profissionais ficam em dúvida sobre como começar a cultivar uma rede de contatos. A primeira etapa para este importante processo é “desenhar” nosso perfil. Isso vai além de confeccionar um currículo. Significa identificar nossos pontos fortes, nossas habilidades e nossos diferenciais em relação aos demais profissionais. Esse é o perfil que vamos oferecer aos futuros clientes ou empregadores. Para fazer um bom networking é preciso saber vender nosso perfil em qualquer oportunidade em que encontramos um possível contato. É claro que temos que respeitar os espaços e ambientes onde estamos pois ninguém quer se tornar aquele vendedor chato de revistas. Mas também é muito frustante perder uma boa chance por não estar preparado.

Uma vez que conhecemos o “nosso produto”, podemos nos preparar selecionando locais que iremos frequentar. Feiras, eventos, cursos, etc., são especialmente férteis para conhecer pessoas com interesses e/ou necessidades semelhantes. Estar sempre preparado com cartões de visita ajuda muito. Lembre-se também de manter uma conta de e-mail que possa ser divulgada para possíveis clientes (de preferência uma em que você evite nomes ou apelidos constrangedores).

Redes sociais são excelentes ferramentas para networking. Ou o seu pior pesadelo. Infelizmente muitos usuários destes recursos esquecem que é comum alguém que está interessado em nosso contato profissional pesquisar nessas redes sobre nossas opiniões, gostos, últimas experiências, enfim, informação pública sobre nossa vida. Sendo assim, é sempre bom se perguntar se um determinado comentário em um blog, por exemplo, não irá prejudicar nossa imagem na Web.

O envolvimento com projetos como blogs, forums e listas de discussão também podem render excelentes contatos profissionais e uma boa visibilidade. É um espaço muito adequado e praticamente sem custo nenhum (a não ser o de tempo) onde podemos divulgar um pouco de nosso conhecimento. Quando pensamos em networking profissional, temos que ter em mente que nem sempre teremos retorno financeiro imediato, mas um bom contato hoje pode render muitos bons negócios quando menos esperarmos. E, tratando-se de tecnologia, temos clientes potenciais em quase todo lugar. Por isso, é bom estar sempre preparado.

Para quem quiser uma sugestão de rede social “que funciona” no ambiente de negócios, sugiro que visite o LinkedIn.

Bom networking! Um abraço.
Marta Vuelma

 


Responses

  1. Marta,

    Parabéns pelo ótimo artigo, com certeza ira trazer bons frutos a profissionais que estão iniciando sua carreira. Assim podem ter uma boa idéia de como se portar diante de situações em que muitas vezes temos uma ótima oportunidade ao nosso alcance e não estamos preparados, ou seja, devemos estar SEMPRE praparados em qualquer situação.

    Leandro Tietbohl

  2. Deve ser isso que me atrapalha: acho que infelizmente as pessoas não aceitam o punk rock como algo realmente bom. Lembro sempre do Cólera (obrigado irmãos Redson!), cujas letras defendem a paz, o meio ambiente e coisas bacanas ou mesmo o Clash, que dizia que o melhor de tudo era tocar ao vivo, pois quando “fechava o pau” na roda de POGO eles podia parar tudo e pedir para as pessoas se acalmarem, pois não era essa a idéia.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: