Publicado por: Marta Vuelma | 02/01/2011

O lado ruim da tecnologia


Todo recurso (seja de que natureza for), quando não é bem utilizado gera resultados negativos. Isso é óbvio. O que incomoda é quando as pessoas começam a esquecer a forma correta de utilizar as coisas e passam a achar que o jeito errado é o certo. Um exemplo triste disso é o celular. Eu tive um Motorola PT550. Isso significa que uso celular a muito tempo. E antes disso, o único tipo de telefone acessível à nós mortais era o telefone convencional. Naquela época, acontecia o seguinte:

– Quando o telefone tocava, se não houvesse ninguém em casa ou o destinatário da chamada não pudesse atender, pasmem: a chamada não era atendida! Nem por correio de voz! E tirando obviamente os casos de urgência, ninguém morria por isso! Mais incrível ainda: se você não atendesse o telefone, a maioria das pessoas não te encheria de impropérios quando conseguisse falar com você novamente, questionando porque o telefone não foi atendido na hora que ela ligou.

– Quando as pessoas pagavam o telefone para ligar à noite, elas pensavam: “Será que não é muito tarde para ligar?” O mesmo acontecia nas primeiras horas da manhã.

– Normalmente quando as pessoas saíam de casa, elas conseguiam fazer um planejamento mínimo do que tinham que fazer e não estavam sujeitas a receber uma ligação “a qualquer momento” que exigia que todo o planejamento mudasse.

– Ninguém corria o risco de estar conversando com alguém e esse alguém simplesmente virar as costas pra atender o celular ou escrever uma mensagem sem ao menos pedir licença. Ou o que é pior, interromper a conversa pra fazer uma ligação pra lembrar alguém de “comprar pão”.

Eu poderia citar muitos exemplos sobre celular e outras tecnologias. Mas antes que eu seja tachada de retrógrada ou que tenho algum tipo de rancor com celulares ou assemelhados, eu esclareço: meu smartphone é indispensável para minha vida e meu trabalho. Eu trabalho com tecnologia. Só acho que não precisamos passar por cima da educação, bom senso e costumes por causa dela.

Agora, com licença, mas tenho que fazer uma ligação. Atende aí!

Até mais.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: