Publicado por: Marta Vuelma | 02/01/2011

O lado ruim da tecnologia


Todo recurso (seja de que natureza for), quando não é bem utilizado gera resultados negativos. Isso é óbvio. O que incomoda é quando as pessoas começam a esquecer a forma correta de utilizar as coisas e passam a achar que o jeito errado é o certo. Um exemplo triste disso é o celular. Eu tive um Motorola PT550. Isso significa que uso celular a muito tempo. E antes disso, o único tipo de telefone acessível à nós mortais era o telefone convencional. Naquela época, acontecia o seguinte:

– Quando o telefone tocava, se não houvesse ninguém em casa ou o destinatário da chamada não pudesse atender, pasmem: a chamada não era atendida! Nem por correio de voz! E tirando obviamente os casos de urgência, ninguém morria por isso! Mais incrível ainda: se você não atendesse o telefone, a maioria das pessoas não te encheria de impropérios quando conseguisse falar com você novamente, questionando porque o telefone não foi atendido na hora que ela ligou.

– Quando as pessoas pagavam o telefone para ligar à noite, elas pensavam: “Será que não é muito tarde para ligar?” O mesmo acontecia nas primeiras horas da manhã.

– Normalmente quando as pessoas saíam de casa, elas conseguiam fazer um planejamento mínimo do que tinham que fazer e não estavam sujeitas a receber uma ligação “a qualquer momento” que exigia que todo o planejamento mudasse.

– Ninguém corria o risco de estar conversando com alguém e esse alguém simplesmente virar as costas pra atender o celular ou escrever uma mensagem sem ao menos pedir licença. Ou o que é pior, interromper a conversa pra fazer uma ligação pra lembrar alguém de “comprar pão”.

Eu poderia citar muitos exemplos sobre celular e outras tecnologias. Mas antes que eu seja tachada de retrógrada ou que tenho algum tipo de rancor com celulares ou assemelhados, eu esclareço: meu smartphone é indispensável para minha vida e meu trabalho. Eu trabalho com tecnologia. Só acho que não precisamos passar por cima da educação, bom senso e costumes por causa dela.

Agora, com licença, mas tenho que fazer uma ligação. Atende aí!

Até mais.


Deixe uma resposta

Categorias

