Publicado por: Marta Vuelma | 02/01/2011

De que adianta a Internet?


Em meio aos infinitos artigos, livros, revistas, entrevistas e sabe-se lá o que mais a respeito da contribuição da Internet para a sociedade, vejo que nem sempre conseguimos avaliar este assunto com frieza. Em frase atribuída à Aristóteles, ouvimos: “Todo homem, por natureza, deseja saber.” Será?

Desde 1993 quando tive meus primeiros toscos contatos com a Internet, tenho feito algumas constatações:

– A capacidade de análise e desenvolvimento de idéias está cada vez menor e é cada vez mais desestimulada e abominada. “Quem pensa e questiona é estranho.”

– A superficialidade das informações publicadas na maioria das mídias é surpreendente. Recentemente li o comentário de um leitor de blog reclamando que os artigos do autor (de 1 página, talvez 2 raramente) eram muito grandes e “tiravam a vontade de ler das pessoas”.

– A maioria dos educadores e escolas não consegue acompanhar a evolução dos recursos tecnológicos. Isso faz com que os alunos acostumem-se a usar tais recursos de forma equivocada sem trazer proveito para sua formação.

Resultado: uma massa que tem cada vez menos vontade de saber, que contenta-se com a frivolidade de redes sociais que os abastece de “tripas” de palavras pobremente encadeadas com no máximo 140 caracteres. Lamentável, não é?

Comente este post.

Até mais.


Responses

  1. Olá Marta! Realmente os famigerados 140 caracteres aparentemente dominam, mas a atitude dos educadores nesses espaços tem sido justamente utiliza-los em nosso favor. Temos alguns colegas que usam o twitter ou identica exatamente para formar “contra-hegemonias” e levam alunos consigo.

    • Jenny
      Que bom saber disso. A evolução da educação é necessária, imprescindível. O uso dos recursos atuais também. Que bom saber de notícias como essa, ainda que não na velocidade que desejamos. Obrigada pelo comentário.
      Marta Vuelma


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: