Publicado por: Marta Vuelma | 02/01/2011

Conectando à Internet com o Motorola MB200 (DEXT) no Ubuntu 10.10 (funciona também para 11.04 e 11.10)


Considerando as pequenas diferenças entre as soluções disponíveis para Android (EasyTether e PDANet) optei pelo segundo devido à compatibilidade com Ubuntu. A instalação e funcionamento são bastante simples. Vamos lá:1. Instale o aplicativo EasyTether através do Android Market no seu aparelho. A versão Lite funciona plenamente para navegação normal (HTTP). A versão Pro (que custa aproximadamente R$ 15,00) permite navegar em sites HTTPS, L2TP, etc. Fica a critério de cada um.

2. Acesse o site do Mobile Stream e selecione o link do software para a arquitetura do Ubuntu que você utiliza.

3. Selecione “Abrir com a Central de Programas do Ubuntu”, clique em Ok e depois em Instalar.

4. Abra o Easy Tether. Aparecerá a tela do assistente de configuração. Selecione a versão correta do sistema operacional e clique em Next. Selecione “I have already installed ths software on my computer” e clique em Next.

5. Conecte o aparelho no computador e selecione “Saída USB”.

6. Abra uma janela de Terminal no Ubuntu e digite “easytether connect”. Para desconectar, feche esta janela ou presisone CTRL+C para interromper. Durante o tempo que ficar conectado, esta janela tem que ficar aberta.

7. Abra outra janela de Terminal e digite “sudo dhclient easytether0” para solicitar um IP para a interface do EasyTether.

8. Navegue.

Funcionou ok? Comente este post!

Até mais.


Responses

  1. Marta essa navegacao e realizada por meio do cabo USB, ou eh necessario algum hardware 3G instalado na estacao servidora para viabilizar a comunicacao do dispositivo movel com a Intranet.

    Estou curioso pois isso abre a possibilidade interessante para o meu cliente, manter uma agenda de atendimentos no aparelho mobile android.

    E navegar no sistema web da intranet dele, me diga uma coisa, seria possivel tambem ele acessar uma VPN e navegar na mesma intranet

    • Prezado Justus
      A conexão é pelo cabo USB. Quando conectado, o celular é visto pelo PC como um modem e a conexão é compartilhada. A partir deste momento, o tráfego de Internet flui normalmente, inclusive de um cliente VPN, por exemplo.
      Espero ter ajudado.
      Sucesso!
      Marta Vuelma

  2. Ola Marta!
    Preciso de sua ajuda… sou novato em linux… instalei o ubuntu 10.10 atraves do wubi… tentei fazer a conexao da maneira acima ensinada pois tenho o mb 200… no terminal aparece escrito que a conexao esta estabelecida… mas nao consigo aceesar a internet… sendo que fiz todo o passo a passo acima…
    Pode me ajudar?
    Obrigado!

  3. Ola Marta!
    Sou novato em linux… vc poderia em ajudar?
    instalei o ubuntu 10.10 atraves do wubi no meu w7… segui todo o passo a passo acima descrito pois tenho o dext… aparece escrito no terminal que a conexão esta estabelecida,mas quando abro o firefox… nao acessa a net… tenho pacote de dados no cel e esta funcionando…
    nao sei o que pode ser…
    Por favor me ajude.
    Obrigado!

  4. OLÁ GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA CONSEGUIR UM MANUAL DO MOTOROLA MB200 POIS FIZUMA MUDANÇA E PERDI MEU MANUAL E O CABO SB……. DESDE JA MUITO OBRIGADO PELA AJUDA

  5. Ola boa noite,, fiz todo o procedimento! Ate consegui intalar tudo, so nao esta funcionando a internet,,, um amigo meu disse que pode ser pq meu aparelho é da claro, e eu uso um chip da vivo!!! Eu gostaria de saber qual outro procedimento poderia tomar???

    • Bom dia, Eduardo.
      Primeiramente é importante saber se estás conseguindo acessar a Internet no aparelho e fazer chamadas. Caso positivo, não tem nada a ver com o teu chip. E também, caso teu aparelho seja bloqueado, a legislação vigente garante que a operadora tem que desbloquear pra ti.
      Um abraço e sucesso.
      Marta Vuelma

  6. funciona no ubuntu 12.10? porque fiz tudo certo, mas em:7. Abra outra janela de Terminal e digite “sudo dhclient easytether0″ para solicitar um IP para a interface do EasyTether, e da um erro e diz que o comando é invalido, obrigado.


Deixe uma resposta

Categorias

