Publicado por: Marta Vuelma | 16/10/2010

Perguntas e respostas sobre Android


Aproveitando a lista de perguntas enviada pelo Rafael Donelli, seguem as respostas que acredito que podem ajudar os novatos do Android como eu. Sugestões e correções são bem vindas.

1. É verdade que na inicialização você deve ativar o telefone com uma conta do Google?
Não é verdade. Ao ligar o telefone não é preciso usar nenhuma conta para ativá-lo, só o chip. No meu caso eu uso minha conta do GMail. Mas cadastrei depois.

2. O Android deixa você utilizar contas imap de outros provedores?
Nós estamos utilizando o Imap do Exchange. Não testamos ainda com outros.

3. Você consegue salvar os contatos no chip ou somente no Android, copiando-os, caso necessário, posteriormente? Vi que algumas pessoas comentavam sobre ter que instalar um aplicativo para inserir contatos direto no chip, como em celulares normais.
Bem, é possível importar do CHIP. Mas salvar no chip não. Isso é um problema generalizado dos novos smartphones que possuem uma tabela complexa de contatos que é incompatível com o formato dos chips “pobres coitados” das operadores. O mesmo ocorre com iPhone, BlackBerry, etc.

4. O Android permite bloqueios por senha? Tipo, meu celular possui uma senha PIN na inicialização e bloqueio automático de teclado por tempo, com desbloqueio mediante outra senha, chamada de senha de segurança.
O Android permite bloqueio por senha ou por padrão táctil, ou seja um desenho que conecte pelo menos 4 pontos na tela.

5. Aplicativos podem ser instalados no cartão ou somente na memória, com auxilio daqueles programas que movem o aplicativo do cartão para a memória em caso de execução?
Pelo que vi os aplicativos só podem ser instalados na memória do dispositivo, diferente do Symbian que permite escolher. Ainda não procurei por nenhuma ferramenta que permita mover os aplicativos. Acho que no meu aparelho um motivo para isso é que o cartão é removível e pode causar que certos usuários menos experientes e mais desavisados removam o cartão com os aplicativos.

6. O Android possui perfil de uso, como os Nokia? Vi que ninguém comenta sobre perfis e que para por no vibracall ou silencioso tem que ficar abaixando o volume até o mínimo, como nos Motorola.
O meu não possui perfis. Talvez existam aplicativos para fazer isso. Para colocar no silencioso depende um pouco do aparelho. No meu, tem um botão do lado esquerdo que basta deslizar para baixo para colocar no silencioso. Muito útil.

7. O painel de notificações (roalndo a barra de status) é bacana? Tem informações realmente bacanas?
Sim, o painel de notificações informa além dos aspectos normais como sinal, bateria, data e hora, informações sobre downloads, avisos de e-mail, programas em execução, redes wifi abertas disponíveis, etc.

8. É realmente fácil acessar configurações como liga/desliga WI-FI, bluetooth, dados…?
Sim, muito fácil. É só acessar as configurações e um clic para desligar. Se quiser deixar mais fácil ainda, é só instalar um dos inúmeros widgets nas áreas de trabalho que fazem isso com um toque apenas. Além disso, segurando o botão de liga desliga pressionado aparece um menu onde é possível Desligar o telefone, desligar o WiFi e desligar o GPS.

9. A sincronização de contatos foi realizada no linux? Tu falou que estava usando o One… ?
Eu não uso a sincronização de contatos do UbuntuOne, somente documentos. Eu ainda estou avaliando uma solução eficaz para gerenciar meus contatos em um só lugar. Não cheguei a uma conclusão ainda.

10. A aplicação de calendário/agenda sincroniza com alguma aplicação do linux ou terei que me render e guardar meus compromissos no Googlagenda?
Ainda não testei isso.

11. Posso cadastrar vários alarmes? Isso é especialmente útil quando temos que acordar várias vezes ao dia, como no meu caso, quando pego os busungões…
Pode cadastrar diversos alarmes com sons diferentes para cada um.

12. Se um alarme estiver programado ele “toca” com otelefone DESLIGADO? Meu Nokia faz isso!
Não testei isso ainda.

13. É bacana configurar WI-FI? Isso pode ser uma mão na roda para testar a conectividade em redes, como no caso da empresa.
É sensacional. Muito rápido e fácil. E tem aplicações como o WiFi Analyzer que mostra gráficos excelentes sobre redes disponíveis, relação sinal/ruído, etc. Muito bom para suporte mesmo.

14. Você já roteou sue fone?
Estou usando o EasyTether. Este final de semana vou fazer mais uns testes pois usei pouco até agora. O único detalhe ruim detectado até o momento é que parece que ele não roteia PPTP.

15. Já fez um setcpu  e viu o modo ondemand funcionando?
Não.

16. Quantos miliampéres/hora tem sua bateria e como se comporta?
Como já comentei, a bateria é o único item desastroso do aparelho. Dura 1 dia. Assim que eu tirar a bateria dele vou verificar as especificações pois no manual não tem.


Responses

  1. oi não consigo me conectar a internet, apos mudar d operadora e restaurar o meu dext. o que devo fazer?

    • Carol
      Você consegue acessar a Web pelo wireless? Já entrou em contato com o suporte da sua operadora?

  2. o chip conectar a internet em outros aparelhos, e nesse dext não aparece os aplicativos do motoblur, rede socias…e não conectar a internet. oq fazer?

    • Carol
      Quando você restaurou, ao iniciar o telefone, foi solicitada a informação de conta do Motoblur?

  3. Eu fui instalar o chainfire 3d e meu tablet ”Ezee’tab 702 storex” travou eu pego e desligo, ai quando vou liga de volta aparece a marca como ele sempre aparecia quando tava ligando, ”STOREX”, mas so que travou nessa tela,e nunca mais quiz ligar, eu vim na net ai aprendir entra no modo recovery que é: aperta a tecla home e dps a de ligar. ai quando entro nela aparece o boneco da android com 1 triangulo vermelho com 1 ponto de interrogaçao ‘!’ dentro do triangulo. ai aperto a tecla de aumenta o som e tem 4 opçao :1-reboot system now,2-apply update from external storage,3-wipe data/factory reset,4-wipe chance partition,5-apply update from chace. ja tentei todas mais nenhuma da nada, oque devo fazer pessoal?

    • Boa noite, Heitor.
      Se nem a opção 3 está funcionando (que é a mais radical mas também a que funciona em quase 100% dos casos) você poderia procurar se seu tablet não possui um botão de reset (daqueles bem pequenos que usamos um clips para apertar, entende?). Caso não tenha, recomendo que você entre em contato com o suporte do fabricante ou com uma autorizada, caso ainda esteja em garantia. Espero ter ajudado.
      Sucesso!

  4. Ja tentei Aperta Ai Marta, renicia e volta ao mesmo ! mais muito obrigado pela ajuda..

  5. oi Marta estou com uma duvida queria saber si voce pode mim ajudar pq eu estou entereçado em um ,Samsung galaxy S duos android 4.0, eu queria saber si ele pega jogos do ,Samsung galaxy S android 2.1,? eu queria saber si um android 4.0 pode ler jogos de android de versão mais baixa?

    • Natan
      A compatilidade de jogos depende do aplicativo e não exatamente do aparelho. No geral, aplicativos desenvolvidos para versões anteriores, rodam sem problemas nas versões mais novas, mas se você realmente está interessado em comprar o aparelho, recomendo pesquisar as informações destes jogos para verificar a compatibilidade.
      Espero ter ajudado. Obrigada.


Deixe uma resposta

Categorias

