Publicado por: Marta Vuelma | 05/10/2010

O que podemos aprender com a Locaweb?


A todos que acompanharam o incidente ocorrido com diversos sites hospedados pela Locaweb por volta do dia 20 de setembro vale uma reflexão sobre o que podemos aprender com este tipo de ocorrência.

É de conhecimento geral que as aplicações de redes e Internet estão cada vez mais complexas pois exigem a integração de muitos protocolos e infra-estruturas diferentes. A segurança para estas aplicações é igualmente importante por motivos que já foram exaustivamente comentados. Da mesma forma, os usuários destas aplicações estão cada vez mais alheios ao funcionamento e requisitos da segurança. Mas o que isso tem a ver com a Locaweb?

A segurança da informação conta com alguns paradoxos. A atualização de sistemas é um deles. Apesar de ser uma das máximas que nunca devem ser esquecidas, na prática percebe-se que muitos administradores de redes e sistemas simplesmente acham que não precisam ou não devem por algum motivo atualizar seus sistemas. Claro que não presumo que foi este o caso do provedor citado. Mas o fato me fez lembrar de muitos outros que pensam assim. É comum encontrarmos sistemas operacionais desatualizados, programas com falhas que já possuem correção simplesmente deixados a cargo da sorte.

Muito deste pensamento despreocupado a respeito de atualizações decorre do fato de que muitos pensam que os incidentes de segurança da informação são algo distante que ainda faz parte da realidade de outros países. Esperamos que, por pior que seja a repercussão de fatos como este da Locaweb, fique o aprendizado: segurança é sinônimo de atualização!

Até a próxima.

Para quem quiser conferir alguns capítulos do caso Locaweb, seguem os links:

http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/1,,EMI172834-16382,00.html

http://info.abril.com.br/noticias/ti/clientes-reclamam-de-atendimento-da-locaweb-20092010-34.shl?2

http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/locaweb-inocenta-red-hat-em-errp-de-seguranc-22092010-49.shl


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: